Descubra os cinco bairros mais seguros do Rio, segundo o ISP

em Agenda do Poder, 12/maio

Dados compreendem período de janeiro a março deste ano.

Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), entre janeiro e março deste ano, mostram que os cinco bairros mais seguros do Rio, considerando a tipologia de crimes divulgada pelo instituto, fica em sua maioria na Zona Sul. A região tem o m² mais caro da cidade e concentra uma ampla gama de comércio e serviços. No entanto, há exemplos nas zonas Norte e Oeste. As informações sobre o mês de abril ainda não estão disponíveis na base do ISP.

O levantamento considerou regiões e os crimes registrados, desde roubos de rua a homicídios. Conhecida pelo acesso restrito e presença de instalações militares, que inibem a ação de criminosos, a Urca ocupa a primeira posição da lista. O bairro abriga a Fortaleza de São João e outras instituições militares, o que garante um patrulhamento constante. A ausência de comunidades em seu entorno também contribui para a sensação de segurança.

Conhecido por sua população de alto poder aquisitivo, o Leblon dispõe de policiamento ostensivo, segurança privada em edifícios e ruas bem iluminadas. A presença de câmeras de vigilância e patrulhas permanentes contribuem para o controle da criminalidade.

A Gávea fica na terceira posição, destacando-se a atuação da segurança privada em condomínios e a proximidade com o Jardim Botânico reforçam a sensação de tranquilidade. Além disso, há boa presença policial nas áreas de maior movimentação, o que afasta ações criminosas.

Com o terceiro melhor IDH do município, o Jardim Guanabara, na Ilha do Governador, surpreende por sua segurança e qualidade de vida. Suas ruas largas, residências de médio e alto padrão e a organização do comércio local fazem do bairro uma opção segura, especialmente para famílias. A proximidade com o Aeroporto Internacional do Galeão garante patrulhamento frequente da polícia e das Forças Armadas, o que contribui diretamente para a baixa criminalidade.

Na Zona Oeste, a Vila Militar é um caso à parte. O bairro abriga a maior concentração de unidades militares da América Latina, com mais de 60 mil integrantes das Forças Armadas. Como resultado, a área conta com segurança reforçada 24 horas por dia, ruas bem cuidadas e infraestrutura pública eficiente. Apesar de seu perfil predominantemente institucional, a Vila Militar também oferece comércio local, escolas e áreas de lazer para os moradores.

Confira os cinco bairros mais seguros do Rio:

  1. Urca, na Zona Sul
  2. Leblon, na Zona Sul
  3. Gávea, na Zona Sul
  4. Jardim Guanabara, na Zona Norte
  5. Vila Militar, na Zona Oeste

Ver online: Agenda do Poder