O bairro que está saindo na frente no senior living em São Paulo

em Valor Econômico, 3/junho

Vitacon, dos studios de 10 m², tem projeto na mesma rua em que Joseph Meyer Nigri lança o Naara.

A Vitacon – incorporadora que ficou conhecida pelos microapartamentos na região central de São Paulo – resolveu entrar no segmento de “senior living”. O termo tem sido apropriado pelo mercado imobiliário para os condomínios voltados à terceira idade, com moradias privativas, acessibilidade e serviços que vão de enfermagem leve a atividades culturais.

O primeiro empreendimento dos irmãos Ariel e Alexandre Frankel será numa esquina da Rua Rosa e Silva com Alameda Barros, a 800 metros do seu VN Nova Higienópolis, que ficou famoso após um vídeo no TikTok focando nos seus exíguos 10 m².

“Nossa operação com os compactos foi pioneira e virou um grande padrão, no qual todos pensam quando se fala no assunto”, orgulha-se Ariel, CEO há quatro anos. Ele fundou a companhia com Alexandre há 15 anos e o irmão migrou para a gestão da vertical Housi, responsável por mobília, concepção dos projetos, marketing e vendas inclusive para outras incorporadoras.

A ideia de entrar no segmento sênior, segundo ele, surgiu justamente da demanda de um público mais idoso para os seus apartamentos minimalistas. “Inicialmente, achamos que fossem só investidores, mas identificamos que muitos estavam se mudando para esses imóveis porque a família foi diminuindo", diz.

Com expectativa de aprovação pela prefeitura – e consequente lançamento – até o começo do ano que vem, estão previstas 400 unidades de até 85 m² para maiores de 60 anos. Mas o carro-chefe serão as de 27 a 30 m², com VGV total estimado de R$ 400 milhões – portanto, preço médio de R$ 1 milhão. Sem abandonar os compactos “puros”, Ariel estima que os residenciais sênior devem representar 20% dos lançamentos neste ano e no próximo.

Os condomínios terão áreas comuns planejadas para convivência e lazer, sala de telemedicina, posto de enfermagem, ambulância 24 horas, apartamentos com botão de emergência, além de serviços pagos conforme o uso, como sessões de fisioterapia e cuidadores.

O empreendimento será vizinho do primeiro Naara Longevity Residences – também em fase de aprovação –, de Joseph Meyer Nigri, a 200 metros na mesma Alameda Barros, voltado para o público acima de 75 anos. Neste caso, não são compactos.

Com lançamento previsto para agosto, o modelo do ex-CEO da Tecnisa terá 46 unidades de 100 m² a 145 m², com foco no usuário final por R$ 27 mil o metro. Outras 60, menores, ficarão com o braço patrimonial da Naara para aluguel por temporada inclusive para o público jovem que se interesse por participar das atividades.

A escolha por Higienópolis tem relação com a presença e os valores da comunidade judaica, entre eles cuidar dos mais velhos. “O idoso paulistano não vai querer sair da cidade e do bairro onde ele mora, quer ficar perto da família. É um produto de bairro”, diz Nigri, que festeja a longevidade de três avós, entre 91 e 95 anos de idade.

Outro motivo para a escolha do bairro é a acessibilidade. “Escolhemos a dedo o local em área plana, próxima de transporte”, conta o CEO da Vitacon. O próximo destino do segmento para as duas incorporadoras deve ser Pinheiros, onde Nigri espera lançar seu segundo Naara no segundo semestre de 2026. A Vitacon também sonda os Jardins.

No “pay per use” da Naara, estão previstos desde motorista compartilhado e cuidador a passeios externos, num quadro com programação no estilo resort. A inspiração, segundo ele, é o modelo americano, com foco na convivência. “A ideia é que a pessoa passe os melhores anos da vida dela, como se estivesse num cruzeiro, de férias o ano inteiro”, diz Nigri.


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