Paixão por carros agita o mercado imobiliário
em Valor Econômico / Imóveis de Valor, 1º/agosto
A conexão entre o mundo automobilístico de luxo e os empreendimentos de alto padrão tem fomentado o segmento de ‘real estate’ no Brasil e no exterior.
No concorrido mercado imobiliário de alto padrão, criar diferenciais para agregar valor extraordinário ao produto é estratégia obrigatória. Nesse sentido, a associação de empreendimentos imobiliários com marcas automobilísticas tem sido uma das táticas mais adotadas pelas incorporadoras.
Estudo da consultoria britânica Savills aponta que a assinatura de prédios por “brands” de luxo na América Latina pode gerar um incremento de 63% no valor dos imóveis — muito acima da média global de 30%. E, quando isso está ligado à paixão das pessoas por veículos exclusivos, o efeito é ainda maior.
A tendência ganha força no Brasil, onde projetos com esse perfil se espalham por todas as regiões. No Rio de Janeiro, a incorporadora Origem será a responsável pela estreia na cidade do estúdio italiano Pininfarina — o mesmo que desenhava carros para a Ferrari e que conta com mais de 30 empreendimentos no país.
O Atto Design by Pininfarina, na Barra da Tijuca, terá 20 apartamentos entre 452 e 1,19 mil metros quadrados, além da cobertura triplex, avaliada em R$ 80 milhões. O VGV é de R$ 650 milhões. “Escolhemos o estúdio italiano porque acreditamos na arquitetura que dialoga com outras disciplinas, especialmente com o design industrial, o movimento, a precisão e a emoção”, define Henrique Blecher, CEO da Nivi Capital, gestora que é sócia da Origem Incorporadora. “A expertise deles é rara e, quando aplicada à arquitetura, gera uma experiência que vai além do visual: cria sensação de fluidez, velocidade e leveza”, afirma.
Blecher diz que tudo no projeto foi pensado para incorporar o design automobilístico de maneira sofisticada, com o uso de materiais que remetem a esse universo, como fibra de carbono e alumínio escovado. “Exploramos geometrias que evocam movimento e aerodinâmica”, informa o executivo. A rampa de acesso à garagem também foi adaptada para que veículos baixos, como os superesportivos, não raspem o assoalho no chão.
Em São Paulo, a Cyrela lançou mais um prédio com a assinatura Pininfarina — o sétimo da parceria com a empresa, iniciada em 2016. A torre Epic Jardim Europa, na Zona Oeste da capital, terá 210 metros de altura e 90 apartamentos de 339 a 400 metros quadrados, além de coberturas duplex com até 637 metros. A previsão de entrega é para 2029, com VGV de R$ 1,4 bilhão.
A Plaenge Empreendimentos criou uma coleção de produtos com a marca italiana: Plaenge Design by Pininfarina. Já são três projetos confirmados (Maringá/SP, Campo Grande/MS e Campinas/SP), dois em desenvolvimento e um em pré-lançamento, em Curitiba/PR. Juntos, eles somam VGV de R$ 2,5 bilhões.
Sócio-diretor da companhia, Fernando Fabian diz que a conexão com o universo automobilístico tem levado a uma forte atração do público masculino. Segundo ele, 75% dos apartamentos em Maringá foram comprados por homens, 67% em Campinas e 40% em Campo Grande.
“A combinação de design arrojado, sofisticação internacional e diferenciais arquitetônicos têm contribuído diretamente para esse perfil de demanda. São pessoas que, mais do que um imóvel, buscam uma experiência de morar alinhada ao design, à funcionalidade e à sofisticação”, define.
Ainda no Brasil, o Senna Tower, da FG Empreendimentos em Balneário Camboriú/SC, tem assinatura da Senna Brands, que cuida da imagem do piloto Ayrton Senna. A imersão no automobilismo começa no estande de vendas, onde estão expostos 15 itens da memorabilia do astro da Fórmula 1. Já o prédio terá uma pista de kart indoor no mezanino, com revestimento de alta performance e visual futurista, para divertir os proprietários.
Em Miami
Na Flórida (EUA), onde um em cada cinco carros vendidos no ano passado foi do segmento luxo — conforme levantamento da plataforma especializada no mercado automotivo americano Edmunds.com —, a tendência está consolidada.
O primeiro prédio do tipo foi entregue ainda em 2017: o Porsche Design Tower Miami. O empreendimento idealizado pela montadora alemã ganhou fama internacional por oferecer um elevador exclusivo para levar os carros dos moradores ao living dos 132 apartamentos, distribuídos em 60 andares.
Depois dele, veio o Aston Martin Residences, em 2019, que contemplou um grupo seleto de compradores com carros da marca inglesa: a edição limitada Miami Riverwalk, com apenas 47 unidades dos modelos DB 11 ou DBX fabricados. Já o comprador da “penthouse” triplex teve direito ao exclusivíssimo Aston Martin Vulcan, avaliado em US$ 2,3 milhões.
Em 2021, a também britânica Bentley anunciou seu condomínio em Miami, com elevador de carros, três a quatro vagas em cada apartamento e um cinema para até 14 pessoas com poltronas similares aos bancos dos icônicos veículos da marca.
No ano passado, Mercedes Benz Places e Pagani Residences foram os últimos lançamentos. O complexo com a montadora alemã terá 12 mil metros quadrados de lazer, incluindo um simulador de corridas customizado. Já o primeiro edifício da marca italiana de supercarros terá 70 apartamentos de dois a quatro suítes, em 30 pavimentos, com mobiliário e revestimentos inspirados nos automóveis.
“O sul da Flórida é o maior mercado consumidor mundial de veículos esportivos de luxo. O sucesso desse tipo de projeto na região faz parte do ‘lifestyle’ local”, afirma André Duek, CEO da Agência Duek Lara Group by One Sotheby’s Realty, sediada em Miami.
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